adsense2

adsense

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vantagens de ter um módulo com FailSafe

O que é Fail-Safe? O termo é em inglês, e, em tradução livre significaria: FAIL = Falhar SAFE = Seguro A expressão significa  "a prova de falhas!


O pessoal mais experiente me explicou que, numa possível perda de sinal entre o controle e o seu drone, muitos dos módulos do Rádio Controle não tem o modo failsafe, ou seja, se perder o sinal, o seu drone poderá voar sem rumo, pois ficará na memória dele o último comando em execução no momento da perda, por exemplo: Se você estiver subindo, e de repente perca o sinal, o seu quad continuará subindo, até uma hora que não terá mais bateria e o levará a uma terrível queda!

A recomendação é que eu troque o módulo por um módulo que tenha essa função, que é um excelente custo x benefício, ou seja, se perder o sinal durante o vôo, ele volta os comandos pré-programados do quad, evitando que ele voe para o infinito e você tenha um prejuízo maior!

Existem diversos módulos de FailSafe, mas em simples palavras, podemos dizer que o modo Fail-Safe seria uma espécie de "freio" automático para os motores!

Vantagens de ter Failsave


10 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, tenho uma vontade enorme de comprar um drone e ficava na duvida de um pronto ou montar e como seria tudo isso, pensei num phantom e agora que tem o 2, mas ainda assim achei o modelo que vc escolher mais interessante que o phantom 2. Vou em cada parte do blog tirar a minha dúvida, quando optou por trocar o modulo original do controle, trocou por um com failsafe? correto? teria como já comprar com failsafe? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo!
      Tudo bem?

      Obrigado por acompanhar! =)
      Também essas dúvidas, e ainda tenho! São muitas variáveis e pouco lugar para buscar informação, e, quando encontramos, as informações estão de forma dificil de enteder, pelo menos tem sido essa minha dificuldade.

      Também quis comprar o Phantom na epoca, seria mais facil, mas resolvi montar um um, foi qnd escolhi o F450... Financeiramente falando ele fica mais caro que comprar o Phanton que esta prontinho para voar, mas, qual seria a graça?! kkk....

      Referente ao controle (RC), na verdade ainda não troquei o módulo dele, estou usando o original mesmo, mas penso em fazer isso mais pra frente... Mas, respondendo a sua pergunta, seria possível comprar controles que já tem o módulo com failsafe sim!

      O RC que comprei é um Turnigy, e nesse modelo que comprei não é tão prático de trocar o módulo, pois a antena é embutida no controle etc, meio chatinho de fazer, existem controles que a antena fica embutida no módulo, que é uma caixinha que vaia trás do RC.

      Assim que eu optar pela troca, vou colocar aqui como fazer!
      Continue acompanhando, e vamos trocando experiências!
      Abraço!

      Ciro.

      Excluir
  2. Valeu Ciro,

    Obrigado pela atenção, quanto a questão financeira, ainda creio que compensa montar um, pois ele será superior ao phantom e pode ser melhorado aos poucos de acordo com o interesse.

    Bons voos!!!

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Gustavo!
      Tudo bem?

      Imagine! Estamos a disposição!
      E, realmente, tbm acho que compensa montar um, justamente pelas possibilidades extras que temos! O Phanto é bonitinho etc, mas é aquilo ali e pronto, sem muita possibilidade de personalização, mas, dependendo do objetivo, atende bem.

      Qualquer coisa, estamos ai!
      Um abraço!

      Excluir
  3. Qual a distância que esse módulo permite ir, exemplo, utilizando esse RC ele permite que o drone voe até 1km de distância ?
    Saberia informar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caetano!
      Tudo bem?

      Ainda não efetuei um teste de alcance, mas pesquisando em fóruns e escutando especialistas, dizem que o alcance pode chegar a 3km! Porém vai depender do local, interferências, barreiras etc...

      Em resumo, esse rádio tem um bom alcance, e você pode colocar dispositivos que aumentem ainda mais a capacidade de alcance! Eu comprei e gostei!

      Excluir
  4. Caro Ciro,

    O Failsafe só funciona se vc tiver o modulo GPS conectado ao NAZA e me parece que vc ainda não implementou. Sem o módulo GPS o NAZA vai travar todos os comandos do Controle Remoto como se eles estivessem no meio, ou seja, o Quad vai continuar a fazer o que ele estava fazendo quando perdeu a conexão. O grande problema dos controles remotos de 2.4Ghz é justamente esta frequencia que é utilizada por qualquer dispositivo WiFi e até pelos fornos de Microondas. A chance de uma interferencia é enorme se voce estiver voando em areas residenciais, pois praticamente toda residencia tem um roteador WiFi. Um módulo FrSky (transmiter e receiver) praticamente elimina as interferencias pois utiliza a tecnologa FASST da Futaba, mas custa muito menos que um Radio controle Futaba!! Voce pode instalar um modulo FrSky no Turnigy 9X (tem que fazer umas gambiarras e soldar um fios dentro do Controle) que vai te dar muito mais tranquilidade, ou implementar o modulo GPS e configurar o RTH (Return to Home - Volta para Casa) com o software do NAZA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Osvaldo!
      Tudo bem?

      Obrigado pela participação e pelas dicas! =)

      E, realmente ainda não coloquei o GPS no meu quad, ainda! kkk... Como comecei do zero, sem nada e com conhecimento zero também, optei por começar "mais simples", mas umas das próximas aquisições será o GPS!

      Outra próxima acquisição será o módulo FrSky que você comentou, é uma recomendação unanime, né? É como você falou, mais barato que um Futaba, e eficiente quase como um! hehe. Não sabia dessa tecnologia FASST, bom saber!

      Como ainda estou sem esse módulo, tenho feito voos baixos, sempre por perto, longe o máximo possível de grandes centros e interferências, mas já me disseram que somente isso não é garantia nenhuma, né?

      Sempre que tiver alguma dica, poste aqui pra gente!
      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
  5. Em vez do RC TURNIGY não seria melhor eu comprar um FRSKY que já vem com modulo failsafe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcio!
      Tudo bem?

      Sim, você pode comprar um RC que já tenha o módulo failsafe sim! Eu acabei comprando o Turnigy primeiro pois não tinha total conhecimento, e por questão de economia inicial... Só o módulo FrSky custa quase o valor do meu RC Turnigy, mas é algo que trás segurança, portanto é algo a se pensar..

      Se você achar um rádio bom o módulo, vai poupar tempo, e na minha opinião vale a pena sim!

      Abraço!

      Excluir

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br