adsense2

adsense

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Entendendo melhor o Radio Controle (RC)

Desvendando, de forma simples, conceitos básicos dos rádios controles


Os Rádio Controles, ou RCs, podem ser dos mais diversos tipos, modelos, potências, canais, alcances, etc... Visto a infinidade de opções, vi que há algumas características principais comuns a quase todos, e que se você souber esses princípios "básicos", irá te ajudar, e muito, na hora da compra e configuração!

Fiz a compra de um Rádio Controle (RC) da marca Turnigy, porém até chegar nesse modelo, fiz várias pesquisas, acessei vários sites etc, até que cheguei numa definição! (Veja aqui a "saga" da escolha do meu RC)

No entanto, embora tenha pesquisado bastante e acessado vários fóruns sobre helimodelismo, ao contar para as pessoas sobre a minha escolha, muitos deram suas opiniões sobre o modelo escolhido etc, mas uma recomendação foi quase que unanime: A troca do módulo!

Veja esse post falando sobre esse modo:

Bom, antes de prosseguir, é importante explicar (de forma simples e do ponto de vista de um leigo) que os RCs tem várias partes, mas podemos resumi-lo em 03 principais:

01) Módulo Receptor (RX)
02) Radio Controle (RC)
03) Módulo Transmissor (TX)

Obviamente que há muito mais detalhes por trás disso, mas o intuito desse post é explicar de forma simples essas partes principais e o motivo pelo qual recomendam a troca do módulo do Turnigy 9x 9ch para um que tenha o failsafe.

Ainda ficou confuso? Para clarear, seguem algumas imagens de cada item a cima citado:

 ::: Módulo RECEPTOR (RX)
RX para Controle Remoto Turnigy
Esse componente vai no seu quadricóptero; Veja que a parte vermelha ligada num fio é a antena;

::: Rádio Controle (RC) 
Controle Remoto Turnigy para Quadricoptero
Aqui é aonde você comanda todos os movimentos do seu drone, e, eventulmente, outras funções também.

::: Módulo TRANSMISSOR (TX)

 TX Transmitter Turnigy Original
O TX pode ser como na foto acima, sem antena embutida...

Modulo TX FrSky avulso
...Ou ainda como este, aonde a antena já vem embutida (Modelo FrSky)


Funções básicas:

01) Esse componente vai fixo em seu quadcopter, pois ele receberá os sinais vindos do seu RC e enviados pelo módulo transmissor (TX);
02) Este é o nosso joystick, aonde fazemos o controle do nosso quadricóptero, drone ou qualquer outro "brinquedo" controlado via RC;
03) Esse componente transforma o comandos do joystick em sinais, e envia para o módulo TX que está no quadricóptero, por isso esse componente chama-se módulo transmissor.

Grosseiramente seria isso!

Bom, e porque trocar o módulo original do Turnigy por um de outra marca? Explico um pouco das vantagens nesse post aqui..

Deixem seus comentários! Se tiverem sugestões, críticas e/ou correções para essa postagem, fiquem a vontade!

Fonte das imagens: HobbyKing


Veja mais esses tópicos:

12 comentários:

  1. ola gostei muito do bloq, estou com uma duvida comprei um drone pelo aliexpress, porem uero fazer umas modificações... como faço para a bateria render mais?? sera que da pra fazer uma ligação em paralelo das duas fontes?? e para ele ir mais longe... trocar o transmissor e receptor?? obg desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Carlos!
      Tudo bem?

      Muito obrigado! =)

      Qual drone você comprou lá?
      Para bateria render mais você pode aliar o peso de algumas peças, eventualmente trocando peças metálicas por peças de fibra de carbono, por exemplo... O tipo de hélice também pode melhorar a autonomia em alguns casos...

      Sobre as baterias, é possível usar mais de uma bateria sim! Não tenho o esquema de ligação, mas vou procurar saber e faço um post aqui, pode deixar!

      Sobre o transmissor, você pode trocar o transmissor/receptor sim, mas muitas vezes trocando o tipo de antena e colocando um amplificador já pode ser suficiente!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá.. tenho um drone JJ RC h8c.. porem se você ja viu o controle dele parece de um ps4 e não tem uma antena adequada.. e nao tem um bom alcance.
    comprando outro controle como esse com uma antena maior aumentara o alcance dele?
    esse controle vem com a função de ativar a câmera e tudo mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!
      Tudo bem?

      Esses controles normalmente não aceitam um "upgrade", o ideal seria abrir ele e tentar colocar o fio da antena pra fora ou esticado, mas ai seria legal ter conhecimentos de eletrônica. Você pode tentar abri-lo, com cuidado, para ver o tamanho do fio da antena.

      Acredito que, mesmo trocando o radio controle, se for possível, o alcance não vai ser maior, pois teria que trocar o controle e o "receptor" RX que fica no drone...

      Me conte!
      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
  3. amigo comprei um hexacoptero mjx x600 gostaria de saber si posso colocar uma antena de roteador wifi para ampliar o sinal ou vc teria alguma aoutra sujestao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!
      Tudo bem?

      Fiz uma rápida pesquisa aqui e encontrei o modelo do drone que você comprou. Pelo que vi, não é possível ampliar o sinal de alcance do seu RC, não por vias "convencionais"... Você precisaria abrir ele e mexer na eletrônica, colocando um amplificador de sinal, algo assim, mas não recomendaria muito.

      Excluir
  4. Boa noite amigo! gostaria de aproveitar um rádio dji do Phantom 1 modelo DJ6, queria saber se com um RX e um TX novo tenho como aproveitá-lo para um outro modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francisco!

      É possível sim vocÊ aproveitar o controle do seu DJI Phantom e usar outro RX/TX, porém a ligação vai depender do RX/TX que você comprar, ok? Mas é possível sim.

      Excluir
  5. amigo comprei um drone x5c e gostaria de utilizar a placa dele e colocar para controlar o esc e assim poder utilizar motor brushless, tem como ? qual a frequencia qeu o fio do comando do esc recebi ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manuel!
      Tudo bem?

      Eu tenho um Drone X5C também, e pelo que vi não é muito viável fazer essa troca, vocÊ precisaria fazer muitas alterações, que poderiam acabar em falha.

      Esses drones prontos de fabrica sempre tem mais limitações, ok?

      Excluir
  6. Amigo tenho um rc da marca turnigy, tem como eu trocar apenas o rx e o tx para outra marca que funcione melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miguel!
      Tudo bem?

      É sim possível! Sem problemas!
      Você poder usar de outras marcas, basta ver a quantidade de canais etc, para que assim você possa usar todas as funções do seu RC.

      Já vi tutoriais de pessoas usando a "carcaça" do Turnigy e o RX/TX da Futaba, etc.

      Excluir

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br