adsense2

adsense

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Duração das Baterias no Voo do Quadricóptero

Semana passada chegaram mais baterias que comprei!

Estava utilizando somente 01 bateria de 2650mAh, mas resolvi comprar 02 diferentes: 01 de 2200mAh (mais leve) e outra de 3000mAh.

Bom, a compra da bateria de 2650mAh eu fiz novembro de 2013, e demorou +- 30 dias para chegar, já essa compra eu fiz no início de Fevereiro/2014, chegando as minhas mão em 24/03/2014, +- 45 dias.

Essa compra fiz pela HobbyKing, e se você quiser comprar lá, eu fiz um passo-a-passo de como comprar baterias na HobbyKing, bem explicadinho, usando o PayPal.

Abaixo a foto das baterias que comprei, sendo que nessa última compra foram as de 2200mAh (menorzinha) e a de 3000mAh (a de cima), todas da marca Turnigy (mesma marca do meu Rádio Controle):

Qual bateria usar no drone


Já testei a bateria de 2650mAh, e o meu primeiro voo com o drone teve autonomia de 12m30s aproximadamente, sempre em hover.

Hoje fiz o teste da bateria de 3000mAh, que teve duração de 15m30s, um tempo "bem maior" no mundo dos drones; 3 minutos podem parecer pouco, mas são 25% a mais no voo!

Bom, não testei o tempo de voo da bateria de 2200mAh, simplesmente porque não tenho os conectores amarelinhos, chamados de XT60... Me parece que esses conectores são os mais "populares", por isso comprei um pacote de conectores XT60 no site da RC Timer, assim vou padronizar minhas baterias e meu drone, pois ainda uso uma "gambiarra" para conectar a bateria, o que não recomendo para ninguém.

Essa é a primeira compra que faço no RCTimer, mas todos falam bem e parece ser de confiança, tanto que ele é das minhas indicações de sites para comprar peças de drones.


87 comentários:

  1. É possível fazer uma adaptação e usar baterias de celular no lugar dessas baterias da nano tech??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, rockers!
      Tudo bem?

      Não é possível... As baterias para esse tipo de uso são especiais, tem alta capacidade de armazenamento de energia, além de ter algumas peculiaridades, então temos que utilizar esses tipos mesmo.

      Continua nos acompanhando!
      Abraço!

      Excluir
    2. Não necessariamente de celular, mas eu improvisei uma com pilhas AAA, e funcionam muito bem!

      Excluir
  2. Estou com uma dúvida quanto a baterias, para fins de teste será que dá para colocar uma bateria de alarme residencial para teste apenas no chão pois a amperagem é bem maior e a voltagem é a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo!
      Tudo bem?

      Qual é o modelo da bateria? Voltagem, capacidade de descarga etc... TALVEZ você consiga dar o star nos motores etc, mas apenas para verificação, não para voo, mas rpecisaria ver se ela não pode danificar os componentes, ok? Normalmente qualquer oscilação pode comprometer estes.

      Abraço!

      Excluir
  3. Nesse mundo dos drones é comum as baterias durarem pouco ou isso ocorre no seu modelo de bateria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo(a)!
      Tudo bem?

      Pois é, sim, é comum as baterias durarem pouco, infelizmente. Em média as baterias para esse tipo de drone duram entre 8 e 12min, mas existem configurações que podem chegar até 30min, tudo a depender de balanceamento do conjunto etc...

      No entanto, existem muitas variáveis que podem interferir no desempenho/autonomia da bateria, como por exemplo a velocidade de "aceleração" que você comanda, os movimentos que vocês faz, o vento, a altitude que você chega, etc... Por exemplo, num dia com muito vento o seu drone consumirá muito mais bateria, pois os motores trabalham muito mais para manter o drone "equilibrado".

      Continue acompanhando aqui e, sempre que tiver alguma dúvida, conte comigo para ajudar!
      Abraço!

      Excluir
    2. Amigo sera que da pra bota bateria de 7.4 no lugar de 3.7 em Drone médios v686 não da neum problema não ?

      Excluir
  4. Amigo tenho syma x5c posso colocar estas baterias nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Essas baterias não seriam adequadas para esse modelo de drone, pois ele é menor e usa baterias menores; Talvez com uma adaptação seria possível, no entanto o drone foi dimensionado para baterias com peso menor, o que poderia danificar as peças se colocasse uma bateria mais robusta, fora os componentes eletrônicos, etc, ok?

      Abraço!

      Excluir
  5. comprei um hubsan pra iniciar com uma bateria de 3.7 v arrumei uma de celular do mesmo tamanho e voltagem so a amperagem eh diferente tem problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!
      Tudo bem?

      Qual a amperagem da bateria de celular?
      E o peso? É igual?

      Amperagens diferentes podem dar problema sim, talvez até funcione inicialmente, mas com o uso pode dar problema. Não recomendo usar diferente do especificado, até porque pode ter problemas na hora de recarregar.

      Me conte,
      Abraço!

      Excluir
  6. Boa tarde comprei um drone v666 mais abateria so dura 8 min no max a bateria dele é
    7,4 v 1200mah TI204


    pensei em adaptar uma em cima do drone com as seguintes 20C 2S 5400mAh 7.4V LiPO

    Weight: 10.4 oz (294.8 g)
    Battery Type: Lithium Polymer
    Configuration: 2S2P
    Dimensions: 23 x 44 x 133.5 mm
    Charge Rate: 1C (5.4A)
    Continuous Discharge: 20C (108A)
    Min Discharge Volts Per Pack: 6V
    Max Burst Rate: 30C (162A)
    Max Volts Per Cell: 4.2V
    Max Volts Per Pack: 8.4V
    Watt Hours: 39.96

    sei que é mais pesada mais será que io funcionamento ira prejudicar
    agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fátima!
      Tudo bem?

      Acredito que você possa utilizar somente a nova bateria, assim você não vai sobrecarregar o seu drone com peso. Colocar duas baterias pode prejudicar bastante o voo, ok?

      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
    2. Boa tarde Fátima! Me fala mais sobre essa bateria que vc adaptou em seu drone! aumentou o tempo de voo em qnts minutos?

      Excluir
  7. Ola, começei com o drone agora e tenho um modelo basico da syma x5c; a bateria é de 600mah, existem algumas baterias disponiveis de 650mah, a diferença, por exemplo em caso de condições de voo iguais, seria de aproximadamente quanto tempo ? Uma bateria de celular com o mesmo peso e amperagem, somente mais capacidade 1200mah, que se encaixe no drone pode ser usada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Esse syma é um modelo legal pra começar a aprender a pilotar, fez uma boa escolha.

      Embora não sej diretamente proporcional, a bateria de 650 vai ter de 6 a 8% mais tempo de autonomia do que a de 600 (isso aproximadamente). O tempo de voo vai variar em função não somente da amperagem, mas também por conta das taxas de descarga (quanto a bateria consegue fornecer de energia, tipo vazão) etc...

      Pra ver se a bateria vai ser compatível, você tem quer a amperagem, a quantidade de células e, principalmente, a descarga dela, ok?

      Espero ter ajudado, mas caso ainda tenha dúvidas, pergunte a vontade que te ajudo no que puder! =)

      Abraço!

      Excluir
  8. Olá amigos. Tenho um X5c Syma. Gostaria de comprar um bateria que tivesse um tempo maior de voo. O que me sugerem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz!
      Tudo bem?

      Qual a especificação da sua atual bateria? E qual autonomia de voo está conseguindo com ela?

      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
  9. tenho um drone que utiliza uma bateria de 3.7 volts e 500 milia A, posso utilizar uma bateria de celular do samsung de 3.7 e 2000 A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alex!
      Tudo bem?

      Aparentemente não parece ser um problema, visto que a voltagem ainda é a mesma, mas é importante ver as outras especificações da bateria para ver se realmente vale a pena, ok? Se precisar de ajuda, me fale.

      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
  10. Amigo sera que da pra bota bateria de 7.4 no lugar de 3.7 em Drone médios v686 não da neum problema não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus!
      Tudo bem?

      Provavelmente essa bateria danificará seu drone... A voltagem é muito maior que a indicada! Recomendamos não utilizar esta bateria que mencionou. Procure uma bateria com as mesmas especificações, e somente com a amperagem maior, para que tenha mais autonomia.

      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
  11. Amigo sera que da pra bota bateria de 7.4 no lugar de 3.7 em Drone médios v686 não da neum problema não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara.. é simplesmente o dobro do que a eletrônica do aparelho foi projetada para operar.
      SE não queimar o drone, ele vai ficar muito arisco, complicado de pilotar.
      NAO VALE A PENA.
      O que vc precisa é de uma bateria com mais mAh. se o seu drone veio com 600mAh, usa uma de 1000 mAh com a mesma voltagem 3,7v... tudo correndo bem... compre uma sobressalente de 1200 no máximo 1500 mAh, pois o peso aumenta e os motores vão precisar de mais potência para ter um empuxo suficiente para o peso extra.

      Excluir
    2. A explicação do Jeff está perfeita! É isso ai!

      Excluir
  12. Alguem aqui ja tentou conectar algum tipo de carregador solar direto a bateria para aumentar a autonomia de voo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo bem?

      Já vi alguns projetos com esse intuito, no entanto a taxa de carregamento via placas solares é muito menor que a taxa de descarga/consumo das baterias, então ainda não se justifica fazer esse mix, mas acredito que em breve já teremos algo assim, porém aperfeiçoado.

      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
  13. Olá comprei recentemente um hdrone s9 h18 da Candide para iniciar , a bateria é de 4.7 850 mAh posso colocar uma outra bateria do mesmo tamanho e voltagem mas com a amperagem maior para ter mais autonomia de vôo ? Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível sim!
      Veja as especificações no manual dele para ver se há alguma limitação etc...

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite,
    Estou montando um projeto para um drone, ideia inicial para projetos futuros. Queria saber que formula posso usar para saber a potencia de motor que preciso de acordo com o peso do meu drone.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José!
      Tudo bem?

      A fórmula depende de ma série de fatores, então vocÊ vai precisar "fixar" alguns parametros para então verificar... Envolve motor, diametro das helices, diametro do frame, amperagem da bateria, etc.

      VocÊ já tem alguma coisa ou vai partir do zero?

      Excluir
  16. Olá, é possível comprar alguma bateria para que dure mais de 15 minutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. responda por favor para brunofernandes29@hotmail.com

      Excluir
  17. Boa noite tenho um quadricopitero syma uso bateria de 3.7 650mha 25c posso usar uma 3.7 5000mha 40c?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!
      O ideal é você usar a bateria com a mesma especificação de 25C, ok?

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, comprei um Drone Cyclone V666, vc sabem se existe alguma função para ela pairar, e tbm gostaria de comprar outra bateria, pois fui passear com minha familia e durou apenas 8 minutos, vcs sabem onde posso comprar essa bateria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!
      Tudo bem?

      Não conheço esse drone, vocÊ tem o link dele?

      Quanto a bateria, o tempo de 8min estaria +- dentro do estimado, vai depender de como você pilotou, por exemplo: Voos mais altos, movimentos mais rápidos e aceleração rápida fazem com que o drone gaste mais bateria.

      Você tem a especificação da bateria?
      Veja se acha na Hobby king: www.hobbyking.com

      Excluir
  20. OLÁ AMIGOS SOU INICIANTE , E TENHO UMA DÚVIDA EU POSSO FAZER O CARREGAMENTO DA BATERRIA DO MEU DRONE SEEKER USANDO O CARREGADOR DE CELULAR DIRETO NA TOMADA, OU SOMENTE É POSSIVEL CONECTANDO NO COMPUTADOR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem?
      Quando vocÊ carrega pelo computador deduzo que seja via USB, correto?
      ENtão talvez com o recarregador do celular seja possível sim, mas veja as especificações do carregador, que deve ter uma volta de 5v.

      Excluir
  21. OLÁ AMIGOS SOU INICIANTE , E TENHO UMA DÚVIDA EU POSSO FAZER O CARREGAMENTO DA BATERRIA DO MEU DRONE SEEKER USANDO O CARREGADOR DE CELULAR DIRETO NA TOMADA, OU SOMENTE É POSSIVEL CONECTANDO NO COMPUTADOR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode carregar sim, as saídas dos computadores são 5v a mesma dos carregadores de celulares.

      Excluir
  22. tenho um,Mjx X600 ele usa uma 7,4 700,mHa posso usar uma 7,4 1000Mha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Pode sim, teoricamente te dará maior autonomia de voo.

      Excluir
  23. meu drone funciona com uma bateria de 3.7 volt 500 mili, que dura em torno de 09 minutos, tentei colocar uma bateria de celular de 3.7 1500 mili, o drone funciona mas não decola, quando chega a 40% da velocidade ele desliga, ai tenho que retirar a bateria e por novamente, então ele liga, mas não decola.

    minha duvida, por que não decola com a bateria de celular. e qual a diferença da bateria de celular e a bateria que vem nele.
    obrigado pelos esclarecimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Baterias para drone precisam ter uma descarga de energia muito grande, ou seja, elas "enviam" muita energia; Baterias de celular não precisam "enviar" tanta energia, por isso o seu drone não está decolando, pois na hora que vocÊ acelera, a bateria não consegue "enviar" energia suficiente, e rápido, para que os motores decolem.

      Excluir
  24. boa tarde, gostaria de saber se podemos modificar o drone colocando um dínamo nele para carregar ao mesmo tempo que voamos, seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não porque o drone consome muita bateria e se colocarmos um dinamo vai oumentar o peso e o consumo de bateria, seria impossível isto!

      Excluir
  25. Olá. Comecei com um sky storm
    h-18 para aprender, mas a bateria não dura muito. Ela é de 3,7v e 650mah. Gostaria de saber se posso colocar outra mais potente e com a durabilidade de tempo maior e qual vcs me aconselham. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem?

      Pode sim, o importante é ver a taxa de descarga da bateria, bem como ter a mesma voltagem etc... Acredito que se você conseguir uma bateria com 1000 a 1200mAH o resultado já vai ser bem melhor!

      Excluir
  26. O meu x5c qur não é SYMA, nao está funcionando. Acho que sua bateria nao está carregando. Deixo carregando no computador por horas e quando coloco no drone as luzes acendem, faço a configuraçao do controle e quando vou colocar pra voar o done se apaga como se nao tivesse carga na bateria. Alguem tem uma solução pra mim? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc coloca aa bateria pra carregar quente vc mata ela e no computador nao carrega 100% cologue numa fonte de celular

      Excluir
  27. por favor alguem poderia me responder se existe alguma bateria com maior autonomia para o drone syma x8w?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denilson!
      Tudo bem?

      De uma olhada no site da HobbyKing , tem de tudo para drones etc.

      Excluir
  28. Estou pensando em começar a montar um drone vou começar comprando um Y6 Tri-Trooper. è uma boa escolha ou tem mais em conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opção para começar sim... Eu sou suspeito pra falar, mas gosot da linha da DJI, porém é mais cara, mas dificilmente dará problemas, e tbm será mais fácil de achar informações na internet.

      Excluir
  29. Bom dia! pessoal Me chamo Fabio Leandro e comprei um Drone (TARANTULA6x)que estou aguardando ansiosamente chegar da china! estava observando nos posts acima e gostaria de saber se é possível adaptar "digamos" 2 ou 3 baterias ligadas em série para aumentar o tempo de voo/filmagem?

    desde já agradeço pela atenção

    meu contato é f.azevedo10@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, conseguiu por uma bateria com maior tempo de voo ? eu to em duvida se compro o tarantula x6 pelo tempo de voo que ele tem

      Excluir
    2. Olá, amigo!
      Tudo bem?

      Esse é um drone legal para começar, bem interessante!
      Para adaptar a bateria, você precisará abrir e fazer uma "gambiarra", porém não acredito que conseguirá melhor muito o desempenho, talvez melhore algo em torno de 15 a 20%, pois os motores a carcaça dele foram projetadas para essa bateria e peso, etc...

      Nos conte se deu certo! =)

      Excluir
  30. Tenho uma dúvida, tenho um hexacopter, uso duas baterias em série, elas só.me dao autonomia de 10 minutos... queria chegar a 20 minutos. Vc pode me ajudar sobre qual bateria eu poderia usar. A saber, os motores tem kilo de empucho cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!
      Tudo bem?

      Você pode tentar uma bateria com maior descarga e maior amperagem, as vezes uma bateria mais potente fica melhor do que duas, já tive essa experiência e me surpreendi.

      Excluir
  31. Tenho uma dúvida, tenho um hexacopter, uso duas baterias em série, elas só.me dao autonomia de 10 minutos... queria chegar a 20 minutos. Vc pode me ajudar sobre qual bateria eu poderia usar. A saber, os motores tem kilo de empucho cada um.

    ResponderExcluir
  32. eu comprei um drone jd 509, qual bateria voce me indica pra ter mais tempo de voo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      |Você não terá muitas opções de bateria para esse drone, e as que tiverem disponiveis serão mais pesadas, ai não vai valer muito a pena o investimento.

      Esses drones que vendem já prontos para voar são mais limitados, pois foram projetados para aquele modelo, etc.

      Excluir
  33. comprei um cheerson xc-35 com bateria lipo 1300mah 7.4,posso adaptar para usar uma bateria lipo 4500mah 7.4???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Você poderia sim, mas o rendimento e durabilidade do voo podem não ser proporcionais a potencia da bateira, pois bateria mais fortes são mais pesadas.

      Excluir
  34. JJRC H26D com uma bateria 2S 7.4V 1200mAh (86gr) poderá usar uma bateria Turnigy 2200mAh 2S 7.4V (130gr) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Pelas especificações que passou, sim, poderá usar sim! Um ponto importante a verificar é a taxa de descarga, ok? Precisam ser compatíveis.

      Excluir
  35. ola eu tenho drone syma eu queria saber se posso colocar um pesso nele pios ele e leve no voo com vento o que eu faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amannda!
      Tudo bem?

      Não é recomendado colocar peso nele, ok? Este drone é mais dificil de voar com muito vento mesmo.

      Excluir
  36. Tenho um drone que usa bateria 7.4 de 2000 mah, tempo de voo em media de 8 minutos, se eu colocar uma de 7.4 de 5000 mah irei aumentar o tempo de voo? pode danificar o drone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!

      Trocando a bateria terá mais tempo de voo sim, porém vocÊ precisa ver as outras especificações da bateria, como a taxa de descarga, por exemplo.

      Se as especificações forem iguais (voltagem, numero de células e taxa de descarga), não terá problemas.

      Excluir
  37. Quero comprar um drone, não tenho experiência alguma, quero me profissionalizar no ramo o que vcs me aconselham comprar um básico e depois ir pra um Phantom ou mavic, ou ir direto para um melhor,teria que fazer um curso de piloto para poder trabalhar ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gildo!
      Tudo bem?

      Te recomendo o que recomendei para todos meu amigos que queriam um drone (e o que você sugeriu): Começar com um básico, ou até mesmo um bem simples! Dessa forma, não precisa de curso de pilotagem nem nada, e você "treina" com drone mais barato e simples.

      Olha essas duas opções (eu que estou vendendo, ótimos para começar e treinar a pilotagem:
      1) Drone Hubsan - Frete Grátis
      2) Mini Drone Cheerson - Frete Grátis

      Um amigo comprou um Hubsan comigo para treinar, depois comprou o Phantom.. Ele tem uma produtora de vídeos, e hoje está fera nas filmagens aéreas!!

      Excluir
  38. Tenho um drone jjrc h31 e ta muito dificil de achar bateria pra ele ! Tem como colocar outro tipo de bateria nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luidgi!

      Procure uma bateria com essas especificações:
      Bateria 3.7V 400mAh Bateria de Lipo

      Outro tipo de bateria vai ser mais dificil por causa do tamanho do drone e da bateria, pois ela é bem pequena.

      Excluir
  39. ola.

    Comprei um drone LH-X1 e veio com bateria de 3.7v e 250mha e dura 4 min.

    Posso aumentar a amperagem para aumentar tempo de voo ?

    Ate quantos mah ele aguenta ? tipo 1000 mah será que dá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!

      VocÊ tem o link com as especificações desse seu drone? Posso te ajudar vendo mais informações dele.

      Excluir
  40. Olá. Depois que coloquei pra carregar usando um carregador de celular o drone ficou instável e indo muito pra um lado. Desconectei a bateria e desliguei o controle várias vezes e não melhorou. Depois de algum tempo uma hélice parou de funcionar. Oq pode ser?
    O drone do meu filho é um Candide Sky storm. Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João!
      Tudo bem?

      Pode ser que o recarregador de celular não forneça a energia suficiente pra que a bateria fique 100% carregada; Teste usar outro recarregador, pode solucionar.

      Excluir
  41. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  42. bom post, mais vo falar uma dica, compre celulares no site da trocafone e ganhe desconto usando este link https://www.cupomzeiros.com.br/desconto/trocafone/

    ResponderExcluir
  43. bom dia tenho um drone bugs 2 com bateria 7.4 /1800 mah com 15 minuto de voo gostaria de chegar a 30 minutos. alguem ja fez algum teste com bateria de maior potencia .

    ResponderExcluir
  44. Olá eu comprei um hubsan x4 H502S, e quando coloco para voar ele não passa nem um minuto, e descarrega ai eu comprei outra bateria e deu a mesma coisa, só que eu percebi que a placa da câmera fpv, está aquecendo muito será que pode ser isso?

    ResponderExcluir

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br