adsense2

adsense

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Posição do Módulo Naza-M Lite na montagem do Drone - IMPORTANTE

Antes de voar, que parece bem simples, existem pequeninos detalhes que só aprendemos e descobrimos "apanhando" mesmo.

Antes de colocar o passo-a-passo para ligar os fios do rádio controle ao módulo da Naza, resolvi fazer umt este rápido, pois assim colocaria aqui direto o esquemático para fazer a ligação dos fios.

Conectei todos os cabos entre o receptor do RC Turnigy 9x ao módulo da Naza-M Lite.

Configurei rapidamente o controle vendo milhares de vídeos na internet, e, dessa forma, ACHEI que tudo estaria pronto para voar e depois pronto para postar o sucesso do primeiro voo; Engano meu...

Consegui acionar os 04 motores (que já tinha configurado-os para girar nos sentidos corretos, que explicarei nos posts seguintes), e, quando eu "acelerei", o que aconteceu? Meu quadricóptero começou a girar as hélices mais forte, e, capotou, SIM, CA-PO-TOU, nem sequer saiu do chão!

Nesse momento me bateu o desanimo... kkkk...

Conferi TODOS os cabos, e TODOS estavam na posição correta.... Passei 02 noites tentando descobrir o erro, e nada de encontrar a solução...

Ontem, de repente, resolvi ler novamente o manual do módulo Naza-M Lite, foi quando percebi um detalhe MUITO importante: A posição do módulo!

O MÓDULO NAZA TEM UMA POSIÇÃO CORRETA NA MONTAGEM DO SEU DRONE. E QUAL É?

Veja o símbolo indicando qual é a frente do quadcopter


Acreditem, algo tão simples, mas que ninguém e nenhum fórum deduziram, talvez por ser tão obvia, kkkk, mas, acreditem, era só corrigir a posição do módulo na montagem do quadricóptero.... Então arrumei e coloquei no centro do conjunto:



Eu havia posicionado de maneira com que eu tivesse acesso a TODOS os fios, tinha colocado numa lateral, ou seja, eu estava errado!

O módulo deve estar sempre no CG, ou seja, Centro de Gravidade do conjunto, o que nem sempre significa que é o centro exato, ok? CG seria o ponto central de equílibrio... Imagina que você pegue um prato vazio, e com um palito de pé você tenha que equilibrá-lo... Com o prato vazio, o CG provavelmente será o centro do prato, mas, se você colocar um pedaço de carne num canto do prato (kkkk), o CG vai mudar...Entendeu?

Depois que fazemos as c*gadas é que aprendemos, bom, serviu de lição, kkkk; Não façam isso!
Veja o vídeo tutorial de montagem da Naza:



24 comentários:

  1. e a configuracao? posta ae fazendo favor como vc configurou a placa.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tudo bem?

      Vou colocar sim como fiz as conexões! Agora que fiz o primeiro voo do quadricóptero, vou colocar o esquema de ligação que utilizei.

      Abraço!

      Excluir
  2. amigo como você montou essas configuração de z,x,y pois não consigo entender aonde encontro cada parâmetro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Maiana!
      Tudo bem?

      Maiana, não entendi bem sua pergunta... Você quis dizer como configurei a posição do quadricoptero, como qual é a frente, lateral, etc?

      Excluir
    2. nao esses ponto de medida como x y z como consigo essas medidas.

      Excluir
    3. Olá, Maiana!

      Esses pontos que você informou servem para "dizer" ao módulo da Naza aonde está o GPS... No meu caso, eu ainda não coloquei GPS... Mas, faça assim, posicione o GPS na parte superior do drone, e você vai informar quais as distâncias até o ponto aonde ele está fixo, seguindo as imagens que o próprio programa mostra...

      Me avise.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Bom dia!

    Ontem chegou as últimas peças para botar o f450 pra funcionar. Estava ansioso para fazer funcionar. Montei e configurei seguindo alguns vídeos. Na primeira tentativa ele nem saiu do chão e já capotou. Verifiquei a direção dos motores e hélices e tentei novamente, e novamente e novamente... enfim, por sorte não quebrou as hélices e acabei desanimando muuuito.

    Agora estava procurando alguma solução e cheguei até este seu texto que me deu uma luz! Não coloquei o módulo na sentido correto ( no cg sim ). Será que apenas isso estava fazendo ele capotar ?

    A tarde vou verificar, mas se for isso: Obrigado pelo blog que vem me ajudando ; )

    Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago!
      Tudo bem?

      Que legal! Imagino a ansiedade em montar, passei por isso também! kkk... Aliás, passo isso toda vez que compro uma nova peça! kkk.

      Você conseguiu configurar para dar o star nos motores, etc? A medida que você foi acelerando, o quadricóptero começo a levantar voo, ai apenas 02 motores levantaram voo primeiro, né? Ai quando você acelerou mais, ele "desequilibrou" e capotou, girou etc, isso?

      Se tudo isso aconteceu, tenha certeza, é a posição do módulo... Eu também desanimei quando aconteceu isso, quase desisti.. Cheguei a desmontar ele inteiro e montar novamente, e no fim descobri que era a posição e direção do módulo! Faça isso, que, com certeza, dará certo!

      Ah, e me conte se voou legal!
      No aguardo!
      Abraço!

      Excluir
  4. Ciro, boa tarde!

    Acontecia exatamente como você descreveu.
    Realmente era a posição da Naza ... alterei e ele subiu uns 70cm, acho que agora falta calibrar o rádio e acertar o CG, pois fica puxando pra esquerda. Mas o importante é que subiu!

    :D

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Thiago!

      Que bom que agora deu certo! Agora é como você falou, fazer os ajustes e treinar bastante!

      Abraço!

      Excluir
  5. perdi um walkera x350 pro a 2 dias atras. nao entendi o porque ele nao equilibrava mesmo eu efetuando as calibracoes iniciais antes do voo. detalhe: um dia antes eu o desmontei todo para limpar e checar algumas pecas e movi o modulo devo-m do seu local. acredito agora que esse tenha sido o motivo da falta de equilibrio. agora quer saber como o perdi? fui usar a noite, ao decolar notei a falta de equilibrio mas tentei compensar no controle. sem entender o motivo ele acelerou e subiu muito sem responder mais ao controle. como esta pendendo o voo para um lado o mesmo subiu e foi embora. a bateria durava cerca de 12 minuto de voo. o que eu fiz? apenas pude assistir o mesmo ir embora ate nao ver mais suas luzes vermelha e verde. se de dia seria uma missao quase impossivel ir atras do mesmo e localiza-lo, imagine a noite. nem tentei. apenas amargurei e continuo amargurando a perda de R$1000.
    Ontem de raiva comprei outro. so o drone BNF com o rx.
    Lendo seu blog agora me deu uma luz do que pode ter sido o problema que surgiu rempetinamente apos eu desmontar e descolar o controlador do seu local original. obrigado pela luz. rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Beto!

      Poxa, lamento pelo ocorrido, imagino a raiva que passou!
      Seu multimotor tinha GPS?

      Sobre a posição do módulo, realmente pode ter ocasionado alguma instabilidade sim, que o meu caso.

      Continue acompanhando aqui, pois todas minhas experiências, boas ou ruins, estarei colocando aqui!
      Um abraço!

      Excluir
  6. Como já relatei em outro "post" o meu quad, q já tenho a um ano nunca saiu do chão... tinha desistido e até esquecido o mesmo guardado num armário, mas agora tentar novamente. Na época, antes das peças chegarem, comecei a ver vídeos e ler bastante sobre o módulo Naza e essa parte foi um das primeiras q fiquem sabendo. Montei tudo, achei o C.G. arramando linhas de nylon nas pontas do frame, daí fixei o módulo Naza, mas para minha tristeza os motores nunca armaram. Já configurei, refiz tudo, uns três aeromodelista aqui de B.H. tb já tentaram e nada. testamos tudo separado, motores, esc's o módulo, etc... tudo funciona separado, mas quando montamos nem sinal de vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Nelson!
      Tudo bem?

      Eu até deixei o meu módulo no CG depois de algumas tentativas, porém não tinha me atentado a direção do módulo, mas depois de muito apanhar, descobri, kkkk...

      Sobre o seu quad, os parametros do assistente da DJI estavam ok? Eu fiz uma modificação no assistente na parte de motores, ai os motores armaram tranquilamente.

      Poste aqui, abraço!
      Ciro.

      Excluir
  7. Boa noite, Nelson!
    Tudo bem?

    Eu até deixei o meu módulo no CG depois de algumas tentativas, porém não tinha me atentado a direção do módulo, mas depois de muito apanhar, descobri, kkkk...

    Sobre o seu quad, os parametros do assistente da DJI estavam ok? Eu fiz uma modificação no assistente na parte de motores, ai os motores armaram tranquilamente.

    Poste aqui, abraço!

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode me passar a configuração do radio walkera 10 para o dji F-450? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto!
      Tudo bem?

      Olha esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5UKvxuhW0-Q
      Acredito que seja o que você precisa para configurar seu RC Walkera com a Naza M Lite.

      Valeu!
      Ciro.

      Excluir
  9. A placa naza pode ficar de cabeça para baixo no frame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!
      Tudo bem?

      Não, a placa Naza não pode ficar de cabeça para baixo não! Ela tem uma espécie de sensor (acelerômetro) que a faz identificar a posição, "nivelamento", etc, por isso não pode ficar em outra posição, ok?

      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
  10. amigo vc poderia me ajudar e ligar um receptor turnigy no meu phantom 1 sobre o esquema de ligações de foi dentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kaue!
      Ajudo, claro!
      Qual o modelo do seu Phantom?

      Excluir
  11. boa noite, preciso de ajuda, meu phantom1 fica puxando pra esquerda depois da troca de shell,
    Uma pergunta, GPs tem uma posicao correta ? pra ser instalado ?

    diego freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!
      Tudo bem?

      Pode ser balanceamento das hélices, já experimentou fazer?
      O GPS tem sim, depende do módulo, mas geralmente eles recomendam a posição etc.. Qual é o seu módulo?

      Excluir
    2. ola, Ciro BLZ !
      vou ver o modelo e te falo, mas ainda nao fiz o balanceamento das Hellices
      vou ver isso ja !
      obrigado

      Excluir

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br