adsense2

adsense

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Conectando os Motores e Interface LED no Módulo Naza-M Lite

Como ligar os fios dos motores do drone ao módulo Naza M Lite?


Essa parte, a princípio, não é dificil, porém é muito importante para que os motores estejam ligados corretamente.. O módulo Naza é bem feito e bem "sinalizado", então é difícil errar.

Com o módulo em mãos, você verá que, do lado direito (frente do módulo) você verá as letras M1, M2, M3, M4, M5 e M6, ou seja, esse módulo pode controlar até 06 motores (M de motor, e os números são para cada motor). Aliás, lembre-se de que a posição do módulo Naza é muito importante para a estabilidade do seu quadricóptero!

Bom, agora vem a dúvida:

Qual é a posição dos motores?


Pra facilitar, no manual do módulo Naza tem a indicação de como é a posição de cada motor e de qual é o sentido de giro deles; Na imagem abaixo, retirada do manual, está a imagem para o quadricóptero:

Como montar os motores para quadricóptero drone multimotor
imagem retirada do manual da Naza

Na imagem a cima, os "braços" vermelhos são a frente do quadricóptero; Essa imagem é como se você estivesse olhando o quad de cima. De forma simples podemos dizer que os motores nas diagonais giram sempre igual...

O motor M1 deve ser ligado na Naza, aonde está escrito M1, o motor 2 no M2, e assim por diante.

Ligar fios e cabos no módulo Naza
É nessa parte (frente) do módulo que os fios dos motores são ligados.

Feito isso, vamos conectar os fios do LED Interface:

Como ligar o LED no drone

Esse componente tem 04 fios... 02 deles (preto e vermelho) você deve soldar na estrutura do quadricóptero, pois é a alimentação (energia) dele. Outros 02 fios são para conectar no módulo Naza, porém agora serão conectados do outro lado do módulo:

Montar o LED USB do DJI Naza

Os 02 cabos que serão ligados são diferentes, portanto não tem como errar... O cabo/fio que tem 04 buraquinhos (conector maior) vai conectado aonde está marcado como LED; O conector que tem 03 buraquinhos (conector menor) vai ser conectado no X3, que é a última conexão desse lado do módulo.

Feito isso, a parte de comunicação entre os motores e o módulo e entre o LED Interface com o módulo estará OK! Ah, o LED Interface é o componente que fará a conexão do módulo com o software da Naza na hora de calibrar o Rádio Controle, que explicarei na sequência.

Enquanto isso, você ver um resumo que fiz das etapas que passei para fazer um drone multimotor.

No site da DJI tem uns excelentes tutoriais, e para essa etapa temos este, que vale a pena ver pois é bem didático:



Enjoy!

Um comentário:

  1. BOM DIA, PRECISO DE AJUDA, MONTEI UM QUAD FRAME TBS COM NAZA LITE E RADIO TURNIGY 9X, FIZ A CONFIGURAÇÃO DO RADIO E OS MODOS DE VOO TUDO CERTO, VOEI COM O QUAD PERFEITO ... MAS AÍ COMEÇA O PROBLEMA, QUANDO DESLIGUEI E LIGUEI NOVAMENTE NÃO SELECIONAVA MAIS OS MODOS DE VOO E A CONTROLADORA NÃO ARMA MAIS DE MANEIRA ALGUMA ... O QUE PODE SER??? JA VERIFIQUEI OS CABOS, TROQUEI O RECETOR, RECONFIGUREI E NADA MAIS ACONTECE, O LED DA NAZA FICA NO LAJANJA INTERMIMENTE ... O QUE DEVO FAZER ...

    ResponderExcluir

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br