adsense2

adsense

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Soldar componentes na placa do DJI Naza

Vamos soldar nosso drone!!!

Esse é o primeiro procedimento que devemos fazer na montagem de nosso drone! SOLDA!
Independente da sua experiência com a solda, é sempre bom lembrar que essa parte deve ser bem feita, bem acabada; Isso é importante pois futuramente você poderá soldar novos componentes, portanto esse ponto estar bem feito pode lhe ajudar a evitar problemas futuros.

Vamos lá:

1º Passo:

O primeiro passo consiste em soldar os ESCs (imagem abaixo) na placa inferior de nosso quadcopter.

Componente ESC para motor
ESC - Componente que "regula" a quantidade de energia que vai para hélice; Essa "canudo" preto é um espagueti termo-retrátil que resolvi colocar, apenas para organizar os cabos (mais a frente mostro como ficou), e custa algo em torno de R$ 0,60 o metro , e com 1m dá e sobra! - Veja esse vídeo de como ele funciona.

As placas que fazem a união das "pernas" de nosso quadricóptero são 02, a placa inferior (maior) e a placa superior (menor).

Para iniciar, posicione a placa maior (que tem uma espécie de "orelha" lateral) sobre uma superfície plana; Eu coloquei minha placa sobre um pano para que não arranhasse e para que ficasse firme na mesa. A parte que deve ficar voltada para cima é a parte que tem vários pontos para solda; Na imagem abaixo segue a foto já com a solda:

2º Passo:


Placa para soldar ESC

Antes de soldar, não se esqueça de colocar os termo-retráteis, caso opte por usar.

Para quem não tem familiaridade em soldar, como eu (kkk), esse processo pode ser um pouco demorado... A dica é colocar o estanho nos pontos aonde as pontas dos cabos ficarão, assim quando você encostar o fio no local, o estanho já colocado irá derreter e fixar mais fácil e rapidamente ao fio/placa.

Esse vídeo do Tecmundo explica bem e dá algumas dicas de como soldar, vale a pena ver:

Com a placa posicionada conforme a foto a cima e os pontos de solda com estanho, basta posicionar os ESCs (componente da primeira foto) na direção de cada solda; Veja que coloquei os ESCs com as marcas/especificações para baixo, mas isso não é uma regra, é apenas estético:


3º Passo:

Depois de soldar os ESCs, utilize um soprador térmico (ou um secador de cabelo, ou até mesmo um isqueiro - porém com MUITO cuidado para não danificar os fios) para "comprimir" os tubinhos de termo-retrátil, ficando conforme a foto abaixo:

ESC 30A para Quadricoptero Multimotor DJI Naza Lite

Veja que nessa foto os ESCs estão soldados e os termo-retráteis estão "derretidos", e, claro, a placa está invertida, podendo confirmar que as marcas/especificações dos ESCs estão voltadas para baixo da placa, e, posteriormente quando colocarmos as pernas de nosso quadricóptero, veremos que elas (as marcas) ficarão visíveis.

Além dos ESCs, aproveite para soldar os 02 fios (01 preto e 01 vermelho) que vieram no kit; Esses 02 fios serão a entrada de alimentação de energia principal de todo o quadricóptero, e é aonde iremos conectar a bateria do nosso "brinquedo"!

PRONTO! Soldamos os principais componentes, sendo este o ponto mais complexo de solda! Ainda há necessidade de soldar mais um componente, mas este é o mais simples deles, e rápido.

Links para outros posts:
>>> Dicas de sites para compra de peças
>>> Início da montagem do quadricóptero
>>> Identificando os componentes do Quadricóptero DJI F450
>>> Escolhendo o Rádio Controle RC para o Quadricóptero


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br