adsense2

adsense

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Melhor Camera para Filmagem Aérea Não-Profissional para Drone Quadricóptero

Qual câmera usar para fazer filmagem aérea com um drone?


Bom, essa pergunta pode ter MUITAS respostas, tudo vai depender do resultado final que você deseja, e, claro, da capacidade de elevação de carga que o seu drone tem.

Como estou montando um drone F450 com o módulo da Naza, na minha configuração de montagem não seria possível elevar grandes câmeras, por isso o ideal é a tão famosa e conhecida GoPro! Segundo informações que obtive em fóruns, a capacidade do F450 Naza é de, aproximadamente, 1,4kg.

Caso não tenha visto como ficou minha montagem até o momento, fiz um vídeo mostrando o meu drone. Nesse vídeo você consegue ter noção do tamanho do quadricóptero.

Fiz um passo-a-passo de como montar um drone, pelas etapas que passei, mas ainda não inseri a parte da camera, que deixarei para colocar depois que todo o restante das partes estiverem ok.

A GoPro é uma marca muito consagrada no mercado; Nada mais é que uma câmera super pequena, porém muito poderosa! Inicialmente foi desenvolvida para uso em esportes radicais, pois a sua lente tem uma abertura maior, ou seja, ela consegue filmar muito mais coisa em uma distância menor... Muita gente usa na bicicleta (eu mesmo uso), no paraquedas, na prancha de surfe, etc... A câmera faz imagens incríveis, tanto em vídeo como em foto!


O modelo que eu tenho é a GoPro Hero 3 Black Edition, muito boa por sinal! Esse modelo foi descontinuado e substituidos por uma versão nova. O link é das lojas Americanas, mas comprei a minha no exterior.


Bom, a grande maioria das pessoas que monta um quadricóptero acaba optando pelo uso da GoPro: Pequena, LEVE, bonita e tem muitos suportes e acessórios! Existem outras opções no mercado, opções inclusive com melhor "poder e qualidade" de filmagem, mas o ponto crucial para a minha escolha pela GoPro foi o fato de que, como ela é mais conhecida, a variedade de acessório é INFINITAMENTE maior!
No entanto o preço não é dos mais atrativos, atualmente uma GoPro Hero 3+ Black Edition, última versão, está em torno de USD$ 399,00 (a versão Silver Edition é mais barata), o que daria hoje perto de R$ 1100,00 com impostos dos EUA, se comprada lá... Aqui no Brasil o preço é bem mais elevado, chegando a R$ 2400,00 , mais que o dobro!

Eu tinha a GoPro antes mesmo de começar a montar o meu quadricóptero, no entanto, caso não tivesse comprado, recomendaria mesmo assim a compra dela... Veja esse review na Info Exame sobre a GoPro.

Em breve farei os primeiros voos do meu drone, e assim que acoplar a GoPro nela, colocarei aqui as imagens!

Fonte das imagens: JakeLarsen / Gizmodo Br / Info Abril

6 comentários:

  1. Olá meu caro, tudo bem? Estou pensando em montar um drone, mas não sei por onde começar. Gostei muito do seu blog, muito intuitivo. Porém, eu quero praticidade e gostaria de saber se você montaria um para mim, e claro, quanto ficaria para montar um drone parecido com o modelo desta matéria que você publicou no seu blog: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/10/drone-voltado-ao-setor-de-seguranca-e-desenvolvido-em-sao-jose.html

    O uso é meramente comercial aqui na região onde moro e penso que um Walkera ou um Phanton não me atenderia! Aguardo contato por email no rodolforoca@gmail.com. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Rodolfo! Tudo ótimo, e com você?

      Entendo, você está como eu estava quando comecei o blog! rsrsrs
      Poderia montar para você sim, sem o menor problema, porém ainda preciso finalizar este aqui, que deve acontecer em breve! Acredito que no início de fevereiro, se tudo der certo,eu comece a fazer o meu quadricóptero voar!

      O drone da reportagem que você comentou tem 06 hélixes, um hexa, bem legal também! Existe um modelo semelhante a este que estou montando, porém para 06 motores, e você pode usar esse mesmo módulo da Naza (o "cerébro" do drone) para controlar um hexa! Quando eu finalizar este, meu desafio será montar um hexa!

      Vou te mandar um e-mail para mantermos contato, ok?
      E obrigado por acompanhar minha saga! Continue acessando que tendo novidades, vou postando.

      Um abraço!
      Ciro.

      Excluir
  2. Falae Cirebas, blz? Cara tenho acompanhado seu blog. Parabéns... Tô patinando na montagem do meu... Postei lá no fórum algumas coisas... Vc tem Skype? Queria trocar umas idéias contigo... Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Alex! Tudo blza, e com você?!

      Obrigado! A medida que vou "evoluindo", vou postando aqui... Dei uma empacada agora por causa da minha falha na logística da compra das peças, kkkk... Já consegui um recarregador para minhas baterias, e quero ver se ainda essa semana eu começo a fazer meu "brinquedo"voar...

      Tenho Skype sim! Qual seu e-mail? Me manda por mensagem direta lá no forum!
      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
    2. Ciro bom dia brother, te mandei pelo fórum meu Skype blz?

      Abraço

      Excluir
    3. Fala, Alex!
      Tudo bem?

      Adicionei lá!

      Em que fase da montagem você esta?
      Estou apanhando para configurar o Turnigy 9X!

      Excluir

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br